terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Jogo || Hakuouki: Demon of the Fleeting Blossom

Hey minna!
Como estão? Desde a última vez que vos escrevi já terminei os testes deste período, razão essencial pela qual demorei tanto tempo a voltar com um post. Durante esse tempo também terminei dois dos livros que andava a ler, Scythe e All the Bright Places. Devo dizer que preciso de uma pausa de leitura ou um livro muito leve após estes dois livros, porque me deixaram imensamente esgotada a nível emocional. Não obstante, gostei de ambos, mas principalmente o Scythe, que é facilmente um dos meus livros favoritos e do qual farei uma review mais tarde.
Por falar nisso, como já tinha mencionado, queria dedicar-me bastante a fazer reviews, visto serem um dos posts que mais gosto de fazer, senão mesmo os que mais gosto, apesar de darem trabalho. Ainda assim, é com esse intuito que vos trago hoje uma review de Hakuouki. Não o anime, mas sim o jogo!

Hakuouki: Demon of the Fleeting Blossom é o primeiro jogo na série de jogos Hakuouki, criada pela Idea Factory e publicada em Inglês pela Aksys Games.
Nesta visual novel, que tem a sua componente romântica e também histórica, visto passar-se durante o Período Edo, no qual o poder era detido pelo Xogunato Tokugawa, jogamos na perspetiva de Yukimura Chizuru, que decide sair da sua casa em Edo, para procurar pelo seu pai nas perigosas ruas de Kyoto. Tentando passar despercebida e, por isso, vestindo roupa que naquela época apenas homens usam, Chizuru é infelizmente intercetada por um grupo de ronins, o que a obriga a esconder-se. Do seu esconderijo, ela acaba por assistir a algo que não devia e que a vai colocar em problemas. 
Dois rasetsu, criaturas com uma força, velocidade e resistência não-humanas, matam os ronin, prosseguindo para atacar Chizuru, que acaba por ser defendida por um grupo de capitães da Shinsengumi, que a levam com eles para decidir o que fazer com ela.
Mais tarde, Chizuru acaba por confessar que está à procura do seu pai, Yukimura Kodo, de quem a Shinsengumi também está à procura. Chizuru junta-se assim a eles na busca pelo seu pai, à medida que os seus laços com os vários capitães se vão aprofundando e a história por detrás de toda a intriga política se vai desvendando. 

Personagens
Yukimura Chizuru
Protagonista e narradora do jogo, que acaba por ser levada pela Shinsengumi, ajudando-os sempre que preciso, principalmente a nível médico, culinário e, por vezes, como mensageira.
Como grande parte das protagonistas de otome games, a Chizuru é gentil, bem educada, tímida e raramente fica chateada, mostrando também uma grande compaixão pelos outros. Ainda que a sua personalidade não seja muito vincada, devo dizer que gosto muito dela. De todos os otome games que já joguei ela é definitivamente a minha preferida. Isto porque as protagonistas deste tipo de jogos não podem ter uma personalidade demasiado forte, para que a pessoa que joga com a personagem se possa identificar. Como tal, percebo que estas protagonistas não sejam grandes personagens, mas há limites. Há uma grande diferença entre não ter uma personalidade exageradamente forte e não ter personalidade. Assim sendo, acho que a Chizuru é dos melhores exemplos de uma boa protagonista num otome game que pode haver, já que ela, apesar de não fazer muito, é preocupada e dá o seu melhor para ajudar no que pode. Tem a medida certa de personalidade e passividade.

Hijikata Toshizou
Hijikata é o principal herói na história. É o segundo em comando na Shinsengumi, imediatamente a seguir ao líder, Isami Kondou. É ele quem faz a maior parte do trabalho para manter a Shinsengumi junta e em condições. Apesar da sua reputação de ser o Vice-Comandante "Demónio", por ser demasiado exigente, Hijikata leva muito a sério a sua missão de proteger Kyoto e preocupa-se imenso com todos, pondo a Shinsengumi acima de tudo e tentando lutar sempre por um bem maior.
Ele é um dos meus personagens preferidos de Hakuouki. A sua rota é consistente e cheia de sentimento, já que podemos ver todo o trabalho que ele faz para manter tudo sobre controlo, para que os seus companheiros estejam bem, mesmo que o futuro não pareça luminoso. É o típico personagem que parece frio por fora, mas tem um coração de ouro. Pode considerar-se cliché, mas para mim resulta. Hijikata é um bom personagem e gostei de poder ir conhecendo, a pouco e pouco, o seu lado mais gentil, à medida que a Chizuru se vai aproximando dele. Além de que ele é o personagem principal e, como tal, a rota dele é a mais importante, possuindo um confronto final entre ele e o principal antagonista, Kazama.

Okita Souji
Okita é o capitão da 1ª Divisão da Shinsengumi. Sádico e sarcástico, Okita gosta de provocar e pregar partidas e, ainda que ameace matar Chizuru se esta o atrapalhar, Okita acaba por protegê-la contra Kazama, apesar das suas próprias feridas. Ainda assim, as suas ameaças não são vazias quando alguém põe em perigo os seus amigos, mostrando ser um ótimo espadachim. Okita é das pessoas mais leais a Kondou e, mesmo que o tente esconder atrás das suas atitudes rudes, ele tem bom coração.
Se o Hijikata é dos meus preferidos, o Okita é então, sem sombra de dúvidas, o meu preferido. A primeira rota que fiz foi a dele e ainda hoje é a que mais gostei, seguindo um caminho muito distinto da do Hijikata, indo para um lado mais pessoal, já que o Okita não pode acompanhar a Shinsengumi para o campo de batalha devido à sua tuberculose, que vai piorando progressivamente. Acompanhamo-lo assim na sua luta contra a doença, enquanto ele procura proteger Chizuru do seu irmão e pai, que a querem magoar e levar consigo.
Além disso, esta rota tem mais romance que a do Hijikata, o que desencadeia cenas muito fofas entre eles, que fizeram o meu coração derreter completamente. Isto porque o Okita é o típico personagem tsundere, por isso como não gostar, certo?

Saito Hajime
Saito é o capitão da 3ª Divisão da Shinsengumi. Representando o strong silent type, Saito é estóico, honesto e calado, acabando por falar apenas quando se dirigem a ele. É extremamente leal a Hijikata, nunca agindo sem a sua aprovação e não recusando nenhuma ordem também, acabando por sobrar para ele o trabalho sujo dos outros.
Durante a sua rota podemos observar o porquê da sua lealdade e perceber mais acerca dos seus ideais e forma de viver, acompanhando-o na sua missão pessoal, visto Saito chegar a um dilema interno consigo mesmo, não sabendo, a dada altura, quem seguir. Como tal, a sua rota leva-nos para um lado mais político das coisas.
Ao passo que isto não é necessariamente mau e é até interessante, tendo em conta de que gosto de política e a história do Japão me interessa bastante, principalmente nesta altura, o personagem não me conseguiu cativar como parece conseguir cativar toda a gente. Não me entendam mal, não o acho um mau personagem, apesar de ser mais um estereótipo, como todos eles, o que não tem de ser mau, se for bem trabalhado. Mas a sua natureza calada e passiva, em conjunto com o pouco romance que a sua rota teve, deixaram muito a desejar, talvez porque tivesse grandes expectativas para esta rota. Não obstante, se gostarem do personagem, acredito que se irão divertir imenso com a rota, que é focada no seu dilema interno. 

Harada Sanosuke 
Outro dos meus preferidos, em conjunto com Okita e Hijikata, Harada é o capitão da 10ª Divisão da Shinsengumi. Ao contrário dos outros, Harada usa uma lança em vez de espada, sendo ótimo com ela. É dos membros mais alegres da Shinsengumi e, apesar de ficar facilmente zangado devido ao seu difícil temperamento, Harada faz várias piadas e tenta fazer as pessoas sorrir. É amigável e leal, sendo um dos poucos que trata Chizuru com gentileza desde o início.
A nível romântico, considero que a sua rota é a melhor. Ao contrário de muitos outros, o sonho de Harada não inclui um futuro em batalha, a lutar pela Shinsengumi, apesar do seu amor a ela. Assim, durante a sua rota, seguimos Harada, que acompanha Hijikata para a batalha, para mais tarde se separar deste por força das circunstâncias, defendendo Chizuru acima de tudo e ajudando-a sempre que preciso.
É, essencialmente, uma rota repleta de momentos fofos e com o melhor final de todas as rotas, na minha opinião, sendo que é aquele que nos fornece um sentimento de realização maior.

Toudou Heisuke
Heisuke é o capitão mais novo da Shinsengumi, liderando a 8ª divisão. Assim como Harada, é amigável, alegre e otimista, sendo o primeiro a mostrar simpatia para com Chizuru.
Tem muito bom coração e determinação, separando-se da Shinsengumi durante uns tempos para voltar mais tarde, mas não sem sofrer um pouco. Heisuke acaba por ser obrigado a tomar a ochimizu, ou "Água da Vida", o que o torna num rasetsu.
Assim, a sua rota gira essencialmente à volta de tudo o que ele faz para lidar com as implicações de ser um rasetsu, ao passo que tenta também lidar com o seu passado. É notória a preocupação que Heisuke sente para com Chizuru desde o início do jogo, e a sua rota é a mais curta e leve, estando repleta de momentos bonitos.


Kazama Chikage
Kazama é o principal antagonista da história, príncipe de um antigo clã de demónios. Após confirmar que Chizuru é um demónio de sangue puro tal como ele, Kazama faz várias tentativas para a raptar e levar consigo para que ela se torne na sua noiva.
Como não poderia deixar de ser, Kazama é arrogante e egoísta, fazendo tudo aquilo que quer. Tem orgulho nas suas origens de demónio, odiando rasetsu, porque os acha apenas uma má cópia.
Muita gente gosta dele, apesar de eu não ser uma dessas pessoas. Como tal, considero que a sua rota se faz bem, tendo em conta que é bastante curta, mas no geral só me deixa triste, já que amo tanto a Shinsengumi e nesta rota não os podemos acompanhar, observando apenas enquanto as coisas correm mal para o lado deles. Não obstante, considero o Kazama um bom antagonista, em conjunto com os outros demónios Amagiri e Shiranui, que acabam por tender um pouco mais para o lado da Shinsengumi no decorrer da história, ao contrário de Kazama.

Opinião generalizada
No geral, Hakuouki é um bom jogo, e acredito que seja um dos melhores na categoria de otome game, tendo em consideração aqueles que já joguei. O contexto político em que se insere ajuda muito, já que não só tem bons personagens com rotas pessoais cativantes, como a própria época em que o jogo se insere é imensamente interessante. Ficamos a saber mais acerca do Período Edo sem nos apercebermos, no fundo.
Além da história e dos personagens, não posso deixar de referir o desenho, que é extremamente lindo, e a dobragem, já que os voice actors fizeram todos um ótimo trabalho a dar as vozes aos vários personagens, dois aspetos muito importantes numa visual novel.
Tenho perfeita noção de que, apesar de amar este jogo, as personalidades dos personagens não são nada que não tenhamos já visto, e a própria história não é nada de muito inovador. Ainda assim, os criadores do jogo conseguiram de facto criar personagens com personalidades que, apesar de estereotipadas, se destacam e que nos marcam, além de que as histórias das várias rotas nos prendem do início ao fim, não deixando que percamos o interesse.
Assim sendo, classifico Hakuouki com: ★★★★☆
Se bem que isto é a minha tentativa de uma classificação objetiva, porque para mim seriam cinco estrelas, já que sou completamente perdida por Hakuouki, aliás, quero imenso poder jogar o Kyoto Winds!


                                                                  Por hoje é tudo! Até ao próximo post~

2 comentários:

  1. YOOOO POPURI O/

    PQP MULHER AGORA TU PEGOU NO MEU LADO FRACO! CARALEO EU SOU TARADA POR HAKUOUKI, ESSES SAMURAIS MEXEM COMIGO DE FORMAS NUNCA MEXIDAS ANTES! Enfim, como eu num sou bilíngue, eu sofro por não poder jogar os otome game (e mesmo se eu fosse não daria, porque meu not ultimamente anda bem louco). MAAASSS, eu perdi a conta de quantas vezes eu revi o anime e os dois filmes, sem contar as ovas e amv's que catei na internet!

    Cara, eu curto Hakuouki por três motivos principais: 1) A protagonista TEM UM CÉREBRO! ELA PENSA, ELA SABE O QUE TÁ ACONTECENDO AO REDOR DELA! Tipo, ela não é aquela retardada de Diabolik Lovers ou de Brothers Conflict. Ok, eu gostaria que a Chizuru metesse o louco como todo mundo e fincasse a espada nos inimigos, mas eu faço vista grossa sobre isso porque Hakuouki apesar de ter alguns elementos de fantasia, ele se baseia na história do Japão e em como a sociedade vivia naquela época, logo as mulheres eram voltadas mais para o trabalho de casa e não para sair matando gente. Sendo assim eu acabo aceitando o fato da Chizuru não lutar, além disso mesmo ela não lutando ela ajuda o shinsengumi principalmente cuidando dos feridos, então tá valendo!

    Já o segundo motivo que me faz amar hakuouki É QUE OS HOMENS NÃO SÃO UM BANDO DE DESESPERADOS QUERENDO COMER A PROTAGONISTA! Eles sabem o que é uma mulher e não ficam que nem um bando de cachorros no cio em cima da Chizuru. Na verdade eu acho linda a relação do shinsengumi com a chizuru, pois eles a tratam como uma irmãzinha, é muito fofo ver a amizade deles. E terceiro: O CLIMÃO SOFRÊNCIA! EU ADORO O DRAMA! Amei ver como Hakuouki Reimei-roku mostra a formação do shinsengumi e a ingenuidade dos membros, principalmente do Hijikata e do Kondou que tinham todo aquele ideal de samurai "puro", mas logo tiveram que encarar a realidade que se eles quisessem seguir em frente teriam que sujar as mãos, então o Hijikata acaba aceitando se tornar um "demônio" O TEMIDO VICE-COMANDANTE DEMONÍACO DO SHINSENGUMI.... AAAAAAAAA EU SURTO TODA VEZ QUE FALAM ISSO! E depois em Hakuouki Shinsengumi Kitam mostrando toda a ascendência do grupo e como eles se tornaram fortes e poderosos para depois em Hakuouki hekketsuroku ocorrer a decadência do grupo... SÉRIO, EU SURTO COM TUDO ISSO! Adoro ver o climão sofrência da história, ver todas essas três fases.

    E lógico, VER O ROMANCE! O HIJIKATA É O MEU QUERIDINHO! Eu adoro o jeitão rabugento dele, mas que no final abaixa a cabeça para tudo o que a Chizuru diz. É muito fofo ver ele dizendo que nunca pode com ela ou que não tem condições de ganhar dela, pois a Chizuru sempre tem razão shashuashuashua. E A VOZ DESSE DUBLADOR!? MEU DEUS, EU ADORO O TOM ROUCO DA VOZ DO HIJIKATA! Sério, eu sou muito fã desse personagem, qualquer anime que metam shinsengumi e hijikata eu surto que nem louca!

    Enfim, vou ficando por aqui

    Kiss

    ResponderEliminar
  2. Olá, Popuri! É a primeira vez que comento em seu blog, embora já o tenha visitado algumas vezes antes e o siga há um tempinho.

    Mas, menina, você vem falar de Hakuouki, então pode esperar muitos surtos por aqui! Eu sei que você fez uma review do jogo e, no caso, eu só assisti o anime porque eu não tenho muita paciência para otome games (apesar de que Hakuouki é o único que me dá vontade de jogar, porque eu AMO a história <3), mas de qualquer forma, eu amei conhecer mais sobre o jogo em si, até porque é difícil achar reviews sobre ele, e não sobre o anime. Até porque tem vários jogos diferentes, e isso me confunde toda hahahaha

    O principal motivo que me faz amar Hakuouki é, sem dúvidas, a questão histórica - eu amo ficções e não-ficções que se passam na era do xogunato Tokugawa, ou momentos próximos a esse (um pouco antes ou depois, como é o caso de Rurouni Kenshin, uma de minhas obras favoritas). E Hakuouki é um jogo/anime que foca bastante nessa questão histórica e política, com muitos fatos reais - ele meio que acompanha a linha do tempo real, embora com algumas divergências. Também adoro o fato de muitos dos personagens serem baseados em personalidades reais. Enfim, quer me fazer amar uma obra, é só colocá-la nessa época aí HAHAHA

    Mas o mais interessante é que, além de toda essa base histórica, temos a adição de elementos ficcionais e mágicos, o que eu achei super bacana no caso de Hakuouki, pois não ficou absurdo ou bizarro, funcionou muito bem com a história e com a forma como ela é contada.

    E outro ponto muito legal de tudo isso: a protagonista feminina que é realmente de se admirar! Ela é corajosa, decisiva, gentil, ela tem um papel super importante e não é sonsa como em muitos otome games por aí - esse é o grande diferencial! Isso porque eu só vi o anime e sei que lá eles optaram por uma rota apenas, mas de qualquer forma, isso não muda a personalidade e a importância da Chizuru. Como você disse, ela não é exageradamente poderosa nem nada, mas não fica completamente passiva e sem personalidade nenhuma. Acho que acertaram bastante nessa personagem!

    Eu também adoro todos os outros personagens, aliás, impossível pra mim escolher um só dos homens do Shinsengumi, sério xD Se eu fosse jogar, teria que jogar com todos mesmo. Eu amo o romance do Hijikata com a Chizuru, pelo menos no anime ele foi super bem feito, não ficando exagerado e sobrepondo a história, mas também não ficando de lado. Acho que os dois combinam muito e, não sei, parece tão "certo", sabe? <3

    Ah, eu imagino que a rota do Saitou tenha sido um pouco decepcionante mesmo; uma amiga minha que jogou já tinha comentado sobre isso também: ela foi cheia de expectativas na rota do Saitou e saiu bem triste HAHAHAHA Bom, o Saitou é não só meu personagem preferido de Hakuouki, como um dos meus preferidos de todos os animes/séries/jogos/etc que eu já vi. Eu gosto MUITO dele, gosto da sua personalidade, aparência, e de tudo que ele fez pelo Shinsengumi e pelos outros membros, e também pela Chizuru. Ele me cativou completamente, 100%, 1000%, e eu poderia passar horas falando sobre o Saitou, mas enfim, deixa eu continuar aqui antes que o comentário fique ainda mais gigante. xD

    E você ainda comentou sobre a dublagem: SIM, que dubladores incríveis, acho que acertaram em cheio com tudo! Fora a trilha sonora e o design do jogo/anime, é tudo tão lindo. Ai, ai, já quero assistir de novo ;_; (e quem sabe jogar o jogo? Se um dia eu tiver paciência...)

    Beijoss! ;*

    ResponderEliminar